28/9/2023 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) acaba de criar o Espaço Acolhimento da Mulher. O projeto, realizado pela Ouvidoria das Mulheres, proporciona um ambiente seguro, sigiloso e acolhedor para vítimas que desejem denunciar, buscar apoio ou receber orientações sobre situações de assédio, discriminação ou qualquer forma de violência relacionada a questões de gênero.

"É importante reconhecer que muitas mulheres enfrentam desafios únicos e sensíveis, sendo fundamental que elas tenham um local onde se sintam à vontade para expressar suas preocupações", afirma a Ouvidora das Mulheres, Cibele Ampudia.

Além de estimular um ambiente de trabalho seguro e livre de desigualdades, a iniciativa reforça o compromisso do TCESP com a promoção dos direitos femininos e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, já que a nova estrutura atende também ao ODS 5, que trata do fim da discriminação e da violência contra mulheres e meninas.

Definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), esse conjunto de metas propõe uma ação mundial em busca de paz e prosperidades para as pessoas e o planeta, a partir do crescimento econômico, da inclusão social e da proteção ao meio ambiente.

. Histórico

Criada pela Resolução nº 02/2022, a Ouvidoria das Mulheres é uma ferramenta de escuta ativa para denúncias de violência de gênero envolvendo membros, servidoras, estagiárias, colaboradoras e visitantes do Tribunal em ocorrências internas e/ou externas relacionadas à Corte.